Você pode até ter gostado da última temporada de Game Of Thrones, mas você tem que concordar que ela foi muito abaixo do esperado. Houve pontos chaves que decepcionaram muito e fizeram a qualidade da obra cair drasticamente. Vou apontar alguns elementos que me fizeram me decepcionar com esse final de Game Of Thrones.
1 - Jaime Lannister
Ele não é o Lannister favorito, mas ele tinha uma arco muito bem construído até o final da última temporada. O arco de Jaime é muito baseado na obra do livro, onde Jaime é capturado, é solto por Catelyn, é levado para Porto Real, lá ele é intimado a ir para Correrio, onde ele manda um foda-se pra Cersei. Mas esse final de ser o bad guy por simplesmente ser o bad guy é muito tosco. Todos nós esperávamos ele ser o King Slayer total, matando Cersei no trono. Até acho que os roteiristas inverteram a história de Jaime e Cersei com Jon e Dany.
2 - Tyrion Lannister
O Homem que era o cérebro de Westeros. O Analista de Perfil, o cara que disse que amava o jogo, de repente desaprendeu a jogar. Se tornou medroso, fraco, e choroso. O Tyrion que enfrentou toda a vida Tywin e Cersei em seu pé, não baixaria a cabeça para nada. Tyrion não mandaria ninguém matar sua rainha, e teria planos B's caso algo desse errado. Foi fraco seu final.
3 - Jon Snow
Ele enfrentou duas vezes o exército do Rei da Noite. Sabe qual estratégia de guerra ele teve? Pôr UMA trincheira para parar os mortos. UMA! Depois de tudo isso, ele quebra o voto de honra de seu pai e conta seu segredo, mesmo não querendo o trono. Ah mas é Familia! Sim, Ned passou a vida inteira com a fama de trair Catelyn, mas ele nunca quebrou a promessa de sua irmã. Após isso Jon não fez nada, a não ser de ser totalmente incoeso e pedir pra Dany piedade para poder mostrar as pessoas que elas erraram, mas ele não teve piedade dela e não mostrou a ela que ela estava errada.
4 - Rei da Noite e a Longa Noite
Entendo toda a questão orçamentária da série. Entendo que não poderia ser gasto mais do que devia, mas toda a resolução em cima da Longa Noite foi totalmente mal concluída e sem nenhuma explicação real. No final de contas o Rei da Noite era um brincalhão que queria matar Bran porque ele sabia demais. Sério que era isso? Muito fraco. Toda a batalha foi mal construída, sem nenhuma noção estratégica. Os personagens eram invencíveis, e a forma como Rei da Noite morreu, foi foda, mas achei muito prática. Nos livros esperamos que George desenvolva melhor tudo isso. Com certeza irá. A batalha vai durar 200 a 300 páginas, certeza!
5 - Daenerys
Morra como heroína ou viva o bastante para te fazerem de louca. Daenerys teve uma conclusão totalmente sem lógica. A mulher que libertou escravos, a mulher que prendeu seus filhos por terem matado uma criança, queima Porto Real por simplesmente achar aquilo correto. É sério que era só isso que o roteiro tinha a dizer. Ah ela é filha do Rei Louco. Isso não tem nada a ver com ela. Loucura não se herda. Daenerys era uma conquistadora. Chegava em povos ameaçados e amedrontados com politicas tiranas e os libertava. Se Daenerys realmente é louca porque ela não destruiu Meereen? O povo a odiava, os nobres a odiavam. Eles queriam a escravidão ainda. Queriam que sua cultura se mantivesse. Porque ela não quebrou a roda de lá queimando tudo? Porque ela não é louca!
Daenerys morre de forma tosca, mas para um bom alívio Drogon a leva para leste para encontro de Khal Drogo e para o lugar de onde ela não se considerava, mas que era o lugar dela.
No total a temporada foi decepcionante, mas pra mim o mais triste é que Game Of Thrones acabou, isso me deixou mal. Acompanho a série desde 2012, leio os livros desde 2013 e ter a obra audiovisual se ir embora é triste.
Ainda me lembro o quanto essa cena explodiu minha mente. Fez eu correr para ler a Tormenta de Espadas, e aí nesse momento eu mergulhei em uma das obras que mais me fascinaram, que leva temas importantes, como Política, Machismo, Poder, a Religião e a Sociedade em si. Uma obra que George R.R. Martin trabalha desde a década de 90 com muita calma e coesão para se tornar um marco da literatura e se tornou um marco televisivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário